segunda-feira, 5 de agosto de 2013

querendo ser mãe

Não dá pra dizer exatamente como começou essa minha "doidice" de ser mãe... Quando minha irmã engravidou a primeira vez (éééé, agora ela tá gravidíssima de novo, com 12 semaninhas!) eu estava prestes a fazer uma viagem e, apesar de curtir muito a gravidez dela, estava com outras prioridades no momento. Como estava fora do Brasil, não acompanhei de perto as mudanças todas, a escolha do parto, o enxoval e tudo mais. Só me lembro que morria de amores pelo bebê que nasceria, mas não me preocupava muito com os detalhes. Também pudera. Nessa época eu estava ainda na faculdade, namorando há pouco tempo, longe de pensar em casar e muito menos engravidar, então esse mundo maternal estava um pouco longe pra mim. [Dessa vez a banda toca de outro jeito. Estou super por dentro e querendo saber de cada mudança, cada decisão sobre o baby a caminho. Tô mega empolgada!]
Vocês lembram daqueles caderninhos "das antigas" onde tinham várias perguntas e a gente ía respondendo no próprio e no das amigas? Então, as minhas respostas quase sempre eram variáveis, menos uma. Quando a pergunta era "qual o seu maior sonho?", a resposta era sempre: ser mãe! oownn! Sempre tive essa vontade dentro de mim, sempre quis ser uma mamãe jovem, sempre pensei na forma como educaria os meus filhos e o que faria com eles. Lógico que nessa época eu não tinha muita dimensão da coisa, mas enquanto outras amigas diziam que nem pensavam em filhos, eu já tinha essa ideia como certa na minha cabeça.
Mas depois de casada e de todas as perguntas que fazem para as pessoas nessa situação ("quando você vai ter um filho?" é uma pergunta que escuto quase diariamente há dois anos, rsrs), a gente começa a dar um pouco mais de forma àquela vontade antiga.
Só que ao mesmo tempo em que escuto as palavras de incentivo à maternidade, também escuto o outro lado da moeda. Muita gente dizendo que eu deveria aproveitar mais a vida de casada, fazer isso ou aquilo e mais blábláblá. É quase uma obrigação para alguns ter que "curtir" a vida a dois, viajar muuuuito, comprar a melhor casa do mundo e esperar pra ter um salário perfeito e todas as contas em dia pra colocar uma criança no mundo. Bom, acho que tô longe dessa perfeição aí por mais umas boas décadas (ou talvez nunca chegue nesse patamar - o mais provável). Sendo assim, vou adiar até quando? A gente sempre tem algo pra melhorar e não é um filho que vai impedir isso, né?
Uma das coisas que me disseram foi que antes de ter um filho a gente tem que fazer uma série de coisas, pra não se arrepender de não ter vivido (oi? como se não visséssemos mais depois das crias! tsc!). Engraçado que uma vez que me mandaram uma dessas listinhas de tuuuuudo que tem que ser feito para então começar a pensar em bebês, mas eu pensei: "putz, tenho que fazer um filho agora, já rolou o game over! hahaha!" Já cumpri muitos daqueles itenzinhos ali. Obviamente outros faltam, mas não me importa tanto. E me sinto bem segura, no alto dos meus vinte e poucos anos (cof, cof! rsrs), pra dizer que não disperdicei minha vida e posso perfeitamente encarar a maternidade.
Mais alguém aí pensa como eu? o/

update: Assim que terminei de escrever esse post, recebi um email do BabyCenter com a pergunta "Você está mesmo pronta para engravidar?". Nossa, coincidência total! hehehe! Mas respondi o teste todinho e fiquei refletindo aqui comigo... Leiam também, eu recomendo!

2 comentários:

  1. Ei Talita,
    Adoraaava responder cadernos de perguntas! (Principalmente para ler as respostas dos outros...)
    Essa idéia de esperar a tal da "hora certa" para engravidar é uma bobagem mesmo. Esse momento perfeito nunca vai chegar. Na vida, tudo acontece ao mesmo tempo e sempre vai ter algo pra servir de empecilho... ou a promoção no trabalho, ou uma reforma no ap, ou a próxima viagem dos sonhos... E quem disse que não dá para realizar todas essas coisas com um bebezinho a tiracolo?
    Acho que a hora certa de ter um bebê quem sabe é a gente mesmo. A gente sente que chegou o momento e ponto. O resto não importa muito não...
    Vou fazer o teste, mas acho que já sei a resposta! ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já fiz o teste sabendo a resposta, rsrs! Beijos, Claudia!

      Excluir