sexta-feira, 23 de agosto de 2013

o renascimento do parto

Oi gente!

Como sabem, já há alguns dias que o documentário "O Renascimento do Parto" estreou, mas infelizmente ele não está disponível em muitas cidades. Pra quem mora nas capitais é bem mais fácil ter acesso ao filme, mas, como sabem, moro no interior e a coisa é mais difícil. No entanto, como a dra. Melania Amorim é daqui de Campina Grande e tem uma participação ativa nesse processo todo, algumas pessoas da cidade estão se mobilizando pra trazer o documentário para nosso cinema. Yeeeeah! Fiquei mega feliz com esse entusiasmo todo por parte de algumas pessoas e estou ansiosa pra que venha mesmo! Está, inclusive, rolando uma lista de assinaturas, que assinei desde o primeiro momento (lóóógico!), pra dar mais força ao movimento. Faz tempo que ouço falar do filme e estava esperando que pelo menos o filme fosse pra Recife - coisa que ainda não aconteceu também -, mas se vier pra cá, ainda melhor. Ah, e também já convenci o meu marido a ir comigo também pra ver! Ebaaaa! \o/
Pra quem não sabe do que se trata, a película aborda a importância da naturalização e humanização do parto. Mostra quão saudável é, tanto para mamãe quanto para o bebê, que a forma de nascimento seja o mais natural possível, sem intervenções desnecessárias. Olha aqui o trailer:


Sobre parto e as minhas escolhas falarei depois, em um outro post. Por hoje, quero incentivá-las a, se for possível e tiverem oportunidade, não deixarem de ir a uma sala de cinema para assistir a "O Renascimento do Parto". Nem vi ainda, mas acho que vai valer demais a pena! Alguém aí já assistiu?

Beijos!

6 comentários:

  1. Minha linda, assim como vc eu estou doida pra ir ver este filme...Também moro no interior, há 3 hs do Rio, mas ainda não consegui companhia para ir ver, meu marido não quer e minhas amigas daqui estão sem tempo. :(
    Mas eu vou dar um jeito de ir, por que já li em vários sites que é maravilhoso, principalmente para quem ainda não engravidou...
    Pena não sermos da mesma cidade né? Com certeza iriamos juntas!!!
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deeee, ía ser ótimo assistir o filme contigo! hehe! Eu não vejo a hora do cinema aqui colocar em cartaz (na minha nova cidade só tem 1 cinema ativo, que tristeza!). Pelo menos eu convenci o marido a ir comigo! :) E ainda por cima a dra. Melania tá programando um debate sobre o tema assim que a sessão terminar, tô ansiosa! rs!
      Beijoooo!

      Excluir
  2. Olha, eu soube que em Recife ja tá passando! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, rs! É, realmente, em Recife já está passando. Mas ainda não tive oportunidade de assistir lá... Só vou visitar minha família semana que vem, espero que ainda esteja em cartaz quando eu for. Beijos e obrigada por avisar! ;)

      Excluir
  3. Eu soube do filme mas na verdade, cada mulher é um caso. Acredito que não se pode incluir a todas futuras-mães em um mesmo plano. Eu sempre comento que meu irmão e eu estamos vivos devido a cesarianas. Ok foram de emergência, foram, mas justamente por esperar o parto normal, quase morremos. Casos isolados? Não, mas os índices são os mais variados. Defendo a humanização, mas não a ditadura do parto normal. Da mesma forma tenho nojo das cesarianas impostas pelos médicos. Lutemos pelo que é melhor para c-a-d-a mãe e c-a-d-a filho. :) bjs PD: Tudo de bom pra Pernambuco! Saudade daí! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você teve a oportunidade de assistir o filme? É incrível, recomendo mesmo! E concordo contigo, sou contra a ditadura do parto normal. Cada mulher sabe o que é melhor pra si, sabe o tanto de dor que aguenta e sabe o que é melhor pro seu contexto de vida. O que me deixa chateada é saber a quantidade de cesarianas que são marcadas apenas pela praticidade de tudo isso para os médicos, que muitas vezes não respeitam a vontade inicial da gestante no processo... Isso sim me deixa triste! O parto normal não deve ser algo imposto, mas sim uma escolha da mulher, a partir de um empoderamento que ela vai obtendo desde a gravidez (ou antes, até). Mas repito, concordo contigo que cada mulher deve decidir a forma que seu filho vai nascer, e digo mais, não vai ser menos mais se optar pela cirurgia cesariana.
      Você conhece Pernambuco? Ah, que coisa boaaaaaaaa! Amo minha terra!
      Beijo grande!

      Excluir