quinta-feira, 5 de setembro de 2013

dica de livro: olha quem está poupando

Uma das coisas que eu mais amo na vida são os livros! E como eu estou levando a sério cada vez mais essa coisa de ser "em breve mamãe", tô me cercando de leituras com essa temática. Um dos livros que me indicaram, com um tema completamente pertinente, é o "Olha quem está poupando", da Maria Fernanda Delmas. Ainda não li todo, mas pelo que já vi e pelas resenhas, achei super interessante, comprei e estou degustando o meu! Tem a versão e-book e impressa, tá? Comprei o livro digital porque sou agoniada e não queria esperar o frete, mas depois compro o livro de papel também. #vício
O livro fala sobre toda essa parte de finanças relacionadas à maternidade. Gastos com enxoval, roupas para grávidas, quartinho do bebê, os dinheirinhos gastos com a criança, a parte de saúde, alimentação, além de várias outras coisas. Olha o que diz a sinopse do livro:

"Neste livro, a autora mostra que as cifras que mulheres gastam em sapatos, bolsas e vestidos parecerão trocados se comparadas ao que uma mulher grávida deve desembolsar a partir do início da gravidez. Maria Fernanda Delmas aponta os gastos que vão aparecer - desde a roupa que começa a mudar à educação do bebê que começa a crescer. No livro, a futura mãe conseguirá enxergar caminhos para se planejar e aprenderá informações para saber lidar com todas as demandas que surgirão. A obra é uma conversa com uma jornalista econômica que é mãe e já passou por todos esses desejos, e que divide os dramas consumistas que viveu, as rotas que encontrou e a recompensa que obteve por conseguir resolver essa difícil equação de filhos e dinheiro."

Tem pra vender aqui, aqui e tem também aqui.

Os capítulos do livro estão divididos em: "Os gastos que amamos", "Comer, beber e se cuidar", "Mudanças de hábitos" e "Papo de gente grande", além de dar dicas de sites interessantes. Tô gostando, viu?
Acho super importante a gente começar a se preparar o quanto antes pro dinheiro que vamos desembolsar ao ter um filho, e também toda a responsabilidade que isso implica. Enquanto somos desejantes ou tentantes devemos ir refletindo sobre isso e nos preparando pro que vem pela frente. Decidir ter um filho tem que ser de forma consciente, pesando inclusive o aspecto financeiro, né? Não estou falando em comprar as coisas mais caras ou sobre o consumismo desenfreado, mas ter um bebê em casa vai demandar um pouco (ops, um muito! rs!) mais dinheiro. Em outro post vou falar sobre essa questão financeira de ter um bebê, porque penso que isso dá muito pano pra manga! hehehehe!
Acho que vou tornar essa coisa de dicas de livros uma sessão cativa aqui no blog. Já tenho vários outros livros que comprei e vou aproveitar pra indicar aqui. O que acham?

Beijos, gatas!

10 comentários:

  1. Amei a dica do livro!!! Se tiver a oportunidade vou ler. Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não terminei de ler ainda, mas é muito bom! Recomendo mesmo!
      Beijooooo, Lyanna!

      Excluir
  2. Valeu pela dica, Talita! Adorei! Esse assunto é súper importante, e por aqui creio que meu maridex é o que deve ler esse livro. Eu sou do perfil econômica e ele é o gastador aqui em casa. Talvez seja porque e;e é americano e aqui o consumismo até me assusta! Vou procurar algum com esse mesmo tema aqui na Gringolândia pra dar pra ele. Já temos 6 livros sobre gravidez/bebês, mas nenhum fala de finanças.
    Beijos!
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O assunto é bem importante mesmo, Rita! Aqui meu marido é mais econômico, rs. Mas desde que casamos estou aprendendo a ser mais controlada e a pensar mais antes de sair comprando qualquer coisa. Teu marido lê em português? De repente é uma boa tu comprar o e-book desse livro, é bem baratinho.
      Beijos, flor! :)

      Excluir
    2. Talita, ele até lê em português, mas é bem difícil, toma bastante tempo pra ele. Até hoje o único livro que ele leu inteiro em português foi O Pequeno Príncipe, que é curtinho. Acho melhor eu procurar algo semelhante mas em inglês mesmo. Valeu, beijos!

      Excluir
    3. Se tu achar algum livro em inglês mesmo, me avisa também! rsrs!

      Excluir
  3. Amo livros, esse eu não conhecia, mas já quero ler!
    Nova no seu blog, achei lindo.

    beijos

    www.maeparasempre.com
    www.mamaesemrede.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamilly! Obrigadaaaa pela visita, seja sempre bem vinda!
      Também sou louca por livros, se deixar compro um toda semana! rs!
      Vou passar logo logo no teu cantinho tbm, tá?
      Beijos!

      Excluir
  4. Minha linda adooooooooorei a dica!!!
    Vou temtar comprar, acho que vai ser bem interessante pra mim e para o meu marido, eu sou mais controladora com o dinheiro do que ele, mas quando o assunto é o nosso futuro bebê eu fico descompassada...kkkk
    Se for menina então alguém vai ter que me segurar pq não vou resistir em comprar muitas coisinhas para deixa-la sempre uma boneca... :)
    Bjokas

    http://elomaterno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De, muito boa a dica mesmo, né? Tenta ler o livro, é bem legal!
      Acho que se eu tiver uma menininha (meu sooooonhoooo, confesso! rs!), também vou ser altameeeeeeeeeente descontrolada! Vou embonecar a bebê toda também! hahaha!
      Beijão, amiga!

      Excluir